sábado, 17 de outubro de 2009

TRABALHO EM EQUIPE


Dez ótimas dicas para o trabalho em equipe

Cada vez mais o trabalho em equipe é valorizado. Porque ativa a criatividade e quase sempre produz melhores resultados do que o trabalho individual, já que "1+1= 3". Por tudo isto aqui ficam dez dicas para trabalhar bem em equipe.



1. Seja paciente

Nem sempre é fácil conciliar opiniões diversas, afinal "cada cabeça uma sentença". Por isso é importante que seja paciente. Procure expor os seus pontos de vista com moderação e procure ouvir o que os outros têm a dizer. Respeite sempre os outros, mesmo que não esteja de acordo com as suas opiniões.

2. Aceite as ideiás dos outros

As vezes é difícil aceitar idéias novas ou admitir que não temos razão; mas é importante saber reconhecer que a idéia de um colega pode ser melhor do que a nossa. Afinal de contas, mais importante do que o nosso orgulho, é o objetivo comum que o grupo pretende alcançar.

3. Não critique os colegas

As vezes podem surgir conflitos entre os colegas de grupo; é muito importante não deixar que isso interfira no trabalho em equipe. Avalie as idéias do colega, independentemente daquilo que achar dele. Critique as idéias, nunca a pessoa.

4. Saiba dividir

Ao trabalhar em equipe, é importante dividir tarefas. Não parta do princípio que é o único que pode e sabe realizar uma determinada tarefa. Compartilhar responsabilidades e informação é fundamental.

5. Trabalhe

Não é por trabalhar em equipe que deve esquecer suas obrigações. Dividir tarefas é uma coisa, deixar de trabalhar é outra completamente diferente.

6. Seja participativo e solidário

Procure dar o seu melhor e procure ajudar os seus colegas, sempre que seja necessário. Da mesma forma, não deverá sentir-se constrangido quando necessitar pedir ajuda.

7. Dialogue

Ao sentir-se desconfortável com alguma situação ou função que lhe tenha sido atribuída, é importante que explique o problema, para que seja possível alcançar uma solução de compromisso, que agrade a todos.

8. Planeje

Quando várias pessoas trabalham em conjunto, é natural que surja uma tendência para se dispersarem; o planejamento e a organização são ferramentas importantes para que o trabalho em equipe seja eficiente e eficaz. É importante fazer o balanço entre as metas a que o grupo se propôs e o que conseguiu alcançar no tempo previsto.

9. Evite cair no "pensamento de grupo"

Quando todas as barreiras já foram ultrapassadas, e um grupo é muito coeso e homogêneo, existe a possibilidade de se tornar resistente a mudanças e a opiniões discordantes. É importante que o grupo ouça opiniões externas e que aceite a idéia de que pode errar.

10. Aproveite o trabalho em equipe

Afinal o trabalho de equipe, acaba por ser uma oportunidade de conviver mais perto de seus colegas, e também de aprender com eles.

Artigo retirado do site: http://www.curricular.com.br/artigos/carreira/trabalho-equipe.aspx

Bom Fim de Semana para todos! Deus os abençoe!

Postado por: Valdenice Soares.

domingo, 11 de outubro de 2009

Como ser diferente no meio de tantos iguais?

Diferente_meio_tantos_iguaisQuem inicia ou já se encontra em um ramo de atividade, por mais esforços que faça para ser inovador, pouco tempo depois será copiado por um ou vários concorrentes e terminará por encontrar-se em “um lugar comum”.

O grande desafio, depois de se tornar “um igual” por ter sido copiado ou, por ter copiado alguém, é conseguir se diferenciar e conquistar a preferência da clientela.

É fato que alguns não fazem absolutamente nada em relação a isso. Outros bolam planos mirabolantes sem atingir os resultados esperados.

Essa situação causa um inchado no mercado com empresas que oferecem um mix de produtos e serviços de qualidade duvidosa.

A situação é tão precária que, com as exceções que possam ser feitas (raríssimas), determinados produtos ou serviços existentes no mercado, depois de terem melhorado muito, sairão da condição de péssimos, para só então poderem ser considerados ruins.

Essa constatação, por si só, já traz a pista para aquele que deseja se diferenciar.

Algumas dicas muito simples, se adotadas, podem fazer toda a diferença:

A primeira dica é que, não importando o ramo de atividade que se atue, o empresário deve ter por lema não oferecer nada menos que o melhor. Essa preocupação deve existir antes mesmo de desejar ser o primeiro ou maior.

A segunda dica é que o lema de não oferecer nada menos que o melhor se traduza em um esforço exaustivo, com ações concretas diárias, aplicadas em cada detalhe da empresa.

A terceira dica é que o conceito de “melhor” seja entendido sempre como algo a ser atingido e não por aquilo que já se alcançou.

A quarta dica consiste em entregar no prazo e cumprir o que foi prometido. Essas são regras básicas que, se observadas, colocará sua empresa muito acima da média.

Qual é o lema adotado por sua empresa? Como ela sendo percebida no mercado? E o que você está esperando para mudar agora para melhor?


(todos os direitos reservados a: http://www.gespeq.com.br/?p=39)


Boa semana para todos!!!

Valdenice Soares

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Demonstrando Interresse

Bom dia Pessoal!!!!

Hoje resolvi colocar mais um video para que vocês possam parar e pensar um pouco a respeito de como devemos nos relacionar com as pessoas, sejam elas clientes da nossa empresa ou não.





Todos nós gostamos de atenção, Lembre-se sempre que um cliente pode querer muito mais da sua empresa quando você oferece estes serviços com alegria, dedicação, demonstrando interesse pelo que ele deseja e disponibilidade para atender a tal necessidade.

Boa Quarta-feita para todos!

Postado por Valdenice Soares. (Aprendiz de Valdolirio!!!)

domingo, 4 de outubro de 2009

Perfil do Funcionário Empreendedor

Funcionários empreendedores estão sendo cada vez mais valorizados pelas empresas. São os mais bem-sucedidos e os que têm mais chance de promoção no futuro, segundo constatou o estudo Identificação do Perfil Intraempreendedor, tese de mestrado em Engenharia da Produção, defendida por Luís Ricardo Uriarte na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Veja algumas características do funcionário empreendedor, de acordo com o trabalho:

1. Tem atitude de dono na empresa.
Não tem olhos apenas para o seu departamento, mas para a companhia como um todo
.

2. Tem paixão pelo que faz.
Tanto pelo trabalho como pela empresa onde atua. Isso inclui acreditar no negócio e ter a sensação de que a experiência está valendo a pena.

3. Habilidade de transformar iniciativa em "acabativa".
Implanta projetos com começo, meio e fim.

4. É persistente.
Faz de tudo para que o negócio dê certo e dissemina a idéia para os outros colaboradores, atuando como líder da equipe e encorajando-os a continuar.

5. Tem prazer em ensinar aos outros o que sabe.
Gera efeito cascata e forma outros executivos empreendedores.

6. É proativo e se antecipa ao futuro.
Tem a capacidade de ver na crise uma oportunidade de crescimento e de aprendizado.

Publicado em 12.10.2003 - Edição 264
( http://desafio21.informazione2.com.br:8080/cms/opencms/desafio21/artigos/planejando/dica/0105.html )

Então porque não começar a semana pensando em melhorar o seu jeito de ver a empresa que você trabalha e como você está se portando em frente ao que você faz???

Tenha um ótima semana!!!

Deus os abençoe!

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

"Se há algum segredo de sucesso, ele consiste na habilidade de apreender o ponto de vista da outra pessoa e ver as coisas tão bem pelo ângulo dela como pelo seu."
Henry Ford


Bom fim de semana para todos!


ACREDITE EM VOCÊ!



quinta-feira, 1 de outubro de 2009




Vídeo sobre o livro “O Monge e o Executivo”, com frases de grandes líderes da humanidade.

Seminário apresentado na ETEP Faculdades em 08 de novembro de 2006 pelos alunos da turma 1ADMA.

Conquistando o Impossivel

Empreendedor de verdade nunca desiste! Não esqueça!






Que Deus abençoe seu dia!

EMPREENDEDOR DE SUCESSO


DEZ DICAS PARA SER UM EMPREENDEDOR DE SUCESSO

Nunca como hoje, as empresas precisam de verdadeiros “empreendedores”. Cada funcionário deve ter a atitude e comportamentos de “dono do negócio” e as empresas de sucesso são aquelas que tem em seus quadros verdadeiros “empreendedores”.

Até mesmo as universidades vêm discutindo como formar empreendedores em todas as áreas do conhecimento. Isso se deve ao fato de que mesmo como pesquisador, professor, cientista, se a pessoa não tiver espírito empreendedor dificilmente vencerá nos dias de hoje.

Com as empresas enxugando seus quadros, terceirizando seus serviços, o profissional moderno deve ter igualmente uma perspectiva de ser auto-empregado e, portanto, ser a cada dia mais empreendedor de suas próprias capacidades. E aqui vão quais são as principais características de um “empreendedor”:

1. Boas idéias são comuns a muitas pessoas. A diferença está naqueles que conseguem fazer as idéias transformarem-se em realidade, isto é, implementá-las. A maioria das pessoas fica apenas na “boa idéia” e não passa para a ação. O empreendedor passa do pensamento á ação e faz as coisas acontecerem.
2. Todo empreendedor tem uma verdadeira paixão por aquilo que faz, Paixão faz a diferença. Entusiasmo e paixão são as principais características de um empreendedor.
3. O empreendedor é aquele que consegue encolher entre várias alternativas e não fica pensando no que deixou para trás. Sabe ter foco e fica focado no que quer.
4. O empreendedor tem um profundo conhecimento daquilo que quer e daquilo que faz e se esforça continuadamente para aumentar esse conhecimento sob todas as formas possíveis.
5. O empreendedor tem uma tenacidade incrível. Ele não desiste!
6. O empreendedor acredita na sua própria capacidade. Tem auto grau de autoconfiança.
7. O empreendedor não tem fracassos. Ele vê os “fracassos” como oportunidades de aprendizagem e segue em frente.
8. O empreendedor faz uso de sua imaginação. Ele imagina-se sempre vencedor.
9. O empreendedor tem sempre uma visão de vários cenários pela frente. Tem na cabeça, várias alternativas para vencer.
10. O empreendedor nunca se acha uma “vitima”. Ele não fica parado, reclamando das coisas e dos acontecimentos. Ele age para modificar a realidade!

PENSE NISSO. VOCÊ TEM ESSAS CARACTERÍSTICAS?

Como é o pessoal de sua empresa?

Você já pensou em criar programas para desenvolver no seu pessoal o necessário espírito empreendedor para enfrentar os desafios deste século?